Professor lança livro “Comportamento de risco para a saúde de universitários”

Domingo, 30 Agosto 2015 11:37 por Assessoria de Comunicação Social
Rinaldo Bernardelli, durante lançamento do livro “Comportamentos de risco para a saúde de universitários”, no Centro de Ciências da Saúde  Rinaldo Bernardelli, durante lançamento do livro “Comportamentos de risco para a saúde de universitários”, no Centro de Ciências da Saúde

O professor-doutor Rinaldo Bernardelli Júnior, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, lançou o livro “Comportamentos de risco para a saúde de universitários”. A obra descreve as prevalências de comportamento de risco para a saúde em amostra representativa de estudantes universitários e dimensiona a extensão com que selecionados indicadores sociodemográficos podem estar relacionados a ocorrência. O evento de lançamento foi realizado em 5 de agosto, no CCS.

A amostra foi feita com 3304 universitários, sendo 1959 mulheres e 1345 homens, dos três campi da UENP, que responderam a um formulário (Youth Risk Behavior Surveillance College - YRBS- C), traduzido e adaptado para o idioma português. Esse instrumento, como explica o professor, foi criado para ser aplicado em populações universitárias e oferece uma gama variada de informações que permite dados sobre condutas de risco para a saúde dominante entre universitários. O questionário dividiu 90 questões em blocos e contemplou temas como segurança pessoal, uso do tabaco, consumo de álcool, atividade física e sexual, alimentação e violência.

Segundo o professor Rinaldo, observou-se por meio das respostas um grande número de tentativas de suicídio, um grande número de pessoas que comem mal, que não praticam nenhuma atividade física, que consomem álcool e drogas, além do preocupante número de universitários que não usam preservativos e nem realizam exames de HIV.

Através das informações levantadas, foram indicadas algumas iniciativas para serem levadas ao contexto universitário, como a implantação de programa institucional de conscientização e orientação ligada ao consumo de drogas e atividade sexual segura, implantação de serviços com assistência psicológica e de amparo aos estudantes, implantação de programas que estimulem e orientem a prática de atividade física, que auxiliarão na diminuição de comportamentos de risco, bem como a adoção de um estilo de vida mais saudável e ativo.

“Eu espero que esse trabalho alerte as pessoas, que gere universidades nesse país a partir da necessidade de assistência ao estudante. Eu espero que a universidade fortaleça ainda mais esse trabalho e dê assistência devida aos nossos alunos. Esse trabalho deve contribuir para a melhoria da vida dos nossos universitários, que precisam de um amparo psicológico”, ressalta o professor. Por conta dos resultados obtidos com a pesquisa, foi criado o projeto “Ser Saúde”, que informa, via rede social, sobre assuntos relacionados à saúde e ao bem-estar.

Última modificação: Domingo, 30 Agosto 2015 11:53

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

•  Nomeia a composição discente nas Comissões Executivas dos Colegiados dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO da taxa de inscrição no Curso de Pós-Graduação – Residência em Reabilitação Física – Vagas Remanescentes.

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para participação no Evento de Extensão I SEMINÁRIO DE DIREITO ELEITORAL - aula inaugural do CURSO DE EXTENSÃO/ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL. O Seminário terá como tema “DIREITO ELEITORAL NA ERA DA DESINFORMAÇÃO E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”, será de modalidade presencial, realizado pelo Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral e reger-se-á conforme as normas constantes neste edital.

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para ingresso de alunos junto ao CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL, de modalidade semipresencial, realizado pelo Colegiado do Curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP e que reger-se-á conforme as normas constantes neste edital.