Mesa-redonda debaterá ditadura e redemocratização do Brasil

Quinta, 31 Março 2016 09:46 por Assessoria de Comunicação Social

No dia 8 de abril, a partir das 19h, nas dependências da arena do Conjunto Amadores de Teatro (CAT) de Jacarezinho, a ditadura e a redemocratização no Brasil serão tema de uma Mesa-Redonda. Participarão dos debates a professora-doutora Maria de Fátima da Cunha, do Departamento de História da UEL, e professor-doutor Marcio Luiz Carreri, do Colegiado de História da UENP, com mediação do professor-doutor Rodolfo Fiorucci, professor de História do IFPR, Campus de Jacarezinho.

Na ocasião, haverá também o lançamento do livro “Baú de Memórias – reminiscências de idosos nos 30 anos de redemocratização”, obra coletiva de experiências de pesquisas de alunos do Instituto, sob a orientação e coordenação do professor Fiorucci.

Maria de Fátima da Cunha trabalhará as perspectivas de utilização de documentos do “Projeto Brasil Nunca Mais” e “Manual de Antiguerrilhas das Agulhas Negras” para a História e o seu Ensino e Carreri apresentará estudo sobre o Teatro e a Política no período da Ditadura, com ênfase na construção do imaginário anticomunista, estabelecendo o confronto da Censura com a peça “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade. Ambos os debates focam o período de 1967 e 1968, no contexto do Ato Institucional número 5, que expressou a violência colocada em prática por parte do Estado.

O evento, salientam os organizadores, é importante para se entender aspectos sociais e políticos da história do Brasil e para a compreensão da conjuntura que o País vive atualmente. Promovido pelo IFPR e UENP, por ação do PROEPI/IFPR, do Grupo de Pesquisas "História & Estudos Culturais" e a disciplina História do Brasil República, do curso de História da UENP, o evento é gratuito e com vagas limitadas. As inscrições serão ser feitas no próprio local, momentos antes do evento. O CAT localiza-se na Avenida Getúlio Vargas, 968, centro de Jacarezinho.

Última modificação: Terça, 12 Abril 2016 10:43

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo.

• Designa Servidor para desempenhar suas atividades laborais no Centro de Ciências da Saúde do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado