Professora argentina realiza palestra a acadêmicos de Espanhol da UENP

Terça, 25 Setembro 2012 11:24 por Rogério Matsui Guenta

A professora doutora Patrícia Hernandes da Universidade Nacional Santiago Del Estero, da Argentina, realizou, no dia 17, palestra aos acadêmicos de Letras e Espanhol, do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Durante o evento, a professora falou, dentre outros assuntos, sobre a realidade educacional na Argentina e a cultura do país.

Pela segunda vez no Brasil, Patrícia ficou por 14 dias na UENP, período em que desenvolveu atividades na área agrícola e ambiental no Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes. Já na palestra realizada no CLCA/CJ, a professora falou sobre o programa de intercâmbio de mobilidade docente da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur) e de sua importância para o desenvolvimento acadêmico das universidades que participam, como também sobre a possibilidade de o professor compartilhar experiências e pesquisas.

Ainda, durante a palestra acompanhada pelos alunos do 1º, 2º e 3º de Espanhol, falou sobre o ensino em seu país, de traços da cultura e também sobre a preservação do meio ambiente e como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de ações voltadas para a realidade local. A professora recebeu, após a palestra, certificado das mãos do vice-reitor da UENP, professor doutor Rinaldo Bernardelli Junior, pela participação no programa de intercâmbio.

A professora doutora Nerynei Meira Carneiro Bellini, coordenadora do curso de Espanhol do CLCA/CJ, ressalta a relevância do evento para os alunos que tiveram oportunidade de ouvir o Espanhol pela fala de uma professora argentina. Lembrando também da palestra do professor doutor Ángel Cobacho López, da Universidade de Murcia, na Espanha, realizada no dia 4 de setembro, no CLCA, aos mesmos acadêmicos, acentua: "Estes alunos puderam notar a diferença na pronúncia das palavras, a diversidade fonética que há dentro de uma mesma língua, uma certa diferença no vocabulário, as variações existentes por meio da fala dos professores da Espanha e da Argentina, algo que nós, docentes, buscamos sempre destacar em sala de aula para que o estudante se torne um falante mais competente da língua".

Última modificação: Segunda, 01 Outubro 2012 11:53

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

•  Nomeia a composição discente nas Comissões Executivas dos Colegiados dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO da taxa de inscrição no Curso de Pós-Graduação – Residência em Reabilitação Física – Vagas Remanescentes.

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para participação no Evento de Extensão I SEMINÁRIO DE DIREITO ELEITORAL - aula inaugural do CURSO DE EXTENSÃO/ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL. O Seminário terá como tema “DIREITO ELEITORAL NA ERA DA DESINFORMAÇÃO E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”, será de modalidade presencial, realizado pelo Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral e reger-se-á conforme as normas constantes neste edital.

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para ingresso de alunos junto ao CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL, de modalidade semipresencial, realizado pelo Colegiado do Curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP e que reger-se-á conforme as normas constantes neste edital.