Equipe de atletismo de Londrina realiza avaliação física na UENP

Quarta, 17 Abril 2013 16:09 por Assessoria de Comunicação Social
Atleta realiza avaliação isocinética; treinador aposta em equipe e acredita que pelo menos um de seus atletas disputará as Olimpíadas de 2016 Atleta realiza avaliação isocinética; treinador aposta em equipe e acredita que pelo menos um de seus atletas disputará as Olimpíadas de 2016

Atletas londrinenses com posições de destaque em importantes provas nacionais e internacionais de variadas categorias do atletismo realizaram avaliação física no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho, na sexta-feira (12/4). Na instituição, os atletas de seleção brasileira passaram por uma série de exames, em especial, pela avaliação isocinética, que busca detectar possível desequilíbrio articular, a fim de evitar lesões e proporcionar melhor equilíbrio entre os membros e maior rendimento ao competidor.

A equipe que esteve na UENP integra o projeto social Londrina Caixa que atente atualmente cerca de 150 crianças, entre adolescentes e jovens carentes de Londrina. Os oito atletas que vieram acompanhados do treinador e presidente, Fernando Donatan, fazem parte da seleção brasileira de atletismo. O professor comenta que o principal objetivo de parte do grupo que está na quarta competição da temporada é o mundial menor que acontecerá na Ucrânia em junho deste ano. Ele conta ainda que outros atletas se preparam para Pan-americano que acontecerá em Medellín, na Colômbia, em agosto.

Fernando ressalta que a avaliação é de extrema importância para os atletas que treinam de cinco a seis horas por dia de segunda a sábado. "Para manter um alto nível, um alto rendimento, esses atletas precisam passar por estes testes e análises até mesmo para que possamos saber onde está a deficiência de cada atleta", comenta. Ele explica que a análise serve de parâmetro para que se possa melhorar a qualidade do treinamento: "O diagnóstico preciso nos orienta para um treinamento individualizado. Com isso, conseguimos melhorar a qualidade de força, potência e velocidade dos atletas que deverão apresentar melhor desempenho na pista".

A professora do CCS, Berlis Ribeiro do Santos Menossi, quem realizou a avaliação dos atletas junto com os alunos do grupo de pesquisa e estudos de Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva, comenta que é a primeira vez que uma equipe de atletismo realiza avaliação na Universidade. Ela explica que a avaliação com o Dinamômetro Isocinético Biodex 4, aparelho computadorizado que permite avaliação de força e potência muscular, fadiga e trabalho total, possibilita, a partir dos resultados dos exames, o direcionamento de tratamentos e da preparação física, além da prevenção de lesões nos atletas.

Berlis pontua que os exames podem detectar desequilíbrios entre a musculatura anterior e posterior do joelho (agonista e antagonista), ombro e tornozelo, além de trazer um diagnóstico bem detalhado e bem seguro do atleta, com confiabilidade e reprodutividade do teste. A professora ressalta que a avaliação dos atletas possibilita coleta de dados para pesquisas de monografia e trabalho de conclusão de curso da instituição e outras publicações científicas como, por exemplo, um trabalho aceito no Congresso Internacional de Biomecânica que acontecerá entre os dias 30 de maio e 2 de junho deste ano em Manaus.

Os oito atletas, além do diagnóstico isocinético, passaram ainda por avaliação da plantigrafia, composição corporal, para determinar a massa gorda e magra, flexibilidade com o flexímetro para detectar encurtamentos musculares e prevenir lesões. Foram tiradas ainda as medidas de circunferência de cada atleta para acompanhar o desenvolvimento muscular e gordura corporal de cada um.

Última modificação: Quarta, 17 Abril 2013 16:24

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO das normas para a abertura do processo seletivo para a concessão de bolsa de mestrado, custeada pela CAPES e Fundação Araucária que será regido pelas normas constantes do presente edital além de outras normas aplicáveis e será conduzido pela Comissão de Seleção - Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica

• CONVOCA, o candidato abaixo, classificado no Processo Seletivo para concessão de bolsas do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH), conforme EDITAL No 06/2024 PPG-CMH/UENP.

• CONVOCAR para o dia 27 de junho próximo, quinta-feira, às 09 horas, de forma virtual, reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação, para tratar dos seguintes assuntos: