Alunos do ensino médio participam de evento de Lógica e Epistemologia na UENP

Terça, 11 Junho 2013 11:10 por Assessoria de Comunicação Social

Estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Joaquim Adrega de Moura, de Ribeirão Claro, participaram do minicurso "Mentes, robôs e ação: reflexões práticas a partir da ética informacional", durante o I Encontro de Lógica e Epistemologia e do III Encontro de Iniciação Científica em Filosofia da UENP. O minicurso, ministrado pelo professor João Antonio de Moraes, vinculado ao Centro de Lógica e Epistemologia da UNICAMP, foi realizado no dia 22 de maio. O evento foi promovido e realizado pelo projeto de pesquisa "Estudos Interdisciplinares Sobre a Natureza da Lógica", vinculado ao "Grupo de Estudos em Lógica e Epistemologia", sob a coordenação do professor Marcos Antonio Alves, docente do curso de Filosofia da UENP.

Os estudantes tiveram a oportunidade de pensar sobre questões referentes à utilização de novas tecnologias e aos avanços e consequências que seu uso pode trazer, diz o quartanista do curso de Filosofia da UENP e membro da comissão organizadora do evento, professor Renan Baggio, responsável pela vinda dos estudantes ao evento. O minicurso gerou várias discussões entre os alunos, que passaram a interpretar o uso de tecnologias de uma maneira diferente da qual estavam acostumados. Renan ressalta ainda a importância dessa experiência para o crescimento educacional e pessoal dos estudantes.

Para o coordenador geral do evento, professor Marcos Antonio Alves, a inserção de alunos dos anos finais da educação básica no universo acadêmico é de fundamental importância, principalmente por ser uma forma de incentivo a entrar em uma universidade e também escolher o curso com o qual mais se identifica. "Foi um momento para cada estudante entrar em contato com assuntos investigados em Filosofia e conhecer a UENP. Esperamos ter podido contribuir na escolha do curso de graduação que desejam cursar depois de terminado o ensino médio", diz o Professor Marcos.

O professor João Antonio de Moraes avalia que apresentar um minicurso para alunos do Ensino Médio foi uma experiência rica e muito interessante, principalmente em função da temática da apresentação, contemporânea e próxima do público jovem. "Falar sobre privacidade na 'era da informação' e de robôs inseridos em nosso cotidiano não causa estranheza a esse público. Isso se deve pelo constante uso de tecnologias informacionais - notebooks, smartphones, tablets, dentre outros – e pela frequência com que filmes de ficção científica fazem parte de suas vidas", pontua o professor. Ele acrescenta que o que era ficção está passando a fazer parte de nossas vidas reais sendo, então, relevante estimular uma reflexão crítica acerca das tecnologias que aparecem dia após dia.

João Antonio levantou algumas questões que ainda não são frequentes, devido à aceitação imediata da tecnologia. O professor indaga se: "A utilização de redes sociais possui apenas lados positivos? Câmeras de segurança, que registram informações sobre as pessoas que passar por aquela área todo o tempo, são somente benéficas? A facilidade de compartilhar informação na internet por qualquer pessoa é bem vinda? E a privacidade das pessoas? Como equacionar liberdade de expressão e controle de conteúdo ofensivo? Esses apontamentos tornaram ainda mais interessante e relevante o minicurso apresentado".

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD