CCS realiza 11º Congresso de Educação Física

Quinta, 03 Outubro 2013 15:57 por Assessoria de Comunicação Social
Mais de 400 pessoas participaram da solenidade abertura que contou com palestra ministrada pelo professor Nelson Francisco Annunciato, da Universidade de Innsbruck, da Áustria Mais de 400 pessoas participaram da solenidade abertura que contou com palestra ministrada pelo professor Nelson Francisco Annunciato, da Universidade de Innsbruck, da Áustria fotos: Tiago Angelo

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho, promove, até o próximo sábado (05/10), o 11º Congresso de Educação Física. Mais de 400 pessoas, dentre alunos, professores e autoridades, participaram, na noite de ontem (02/10), da solenidade de abertura, que contou com a palestra "Aprendizado motor x memória motora: bases neurofisiológicas", ministrada pelo professor-doutor Nelson Francisco Annunciato, da Universidade de Innsbruck, da Áustria. Os participantes acompanharam ainda apresentação do quarteto vocal da banda Santa Esmeralda. O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), campus Jacarezinho.

Esta edição do evento traz como tema "Funcionalidade, saúde e transdisciplinariedade", com o objetivo de divulgar, em forma de palestras, cursos, painéis e temas livres, as atividades de pesquisa desenvolvidas em saúde e educação. "Os assuntos tratados no Congresso irão contribuir na compreensão da necessidade de renovação e ampliação do conhecimento científico e ainda aproximar a pesquisa do ensino e da extensão universitária", explica a coordenadora do congresso, Melissa Antunes.

O reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Júnior, lembrando edições passadas do Congresso, enalteceu o trabalho de todos os envolvidos no evento no percurso desses 11 anos. Dirigindo-se aos acadêmicos que acompanhavam a solenidade de abertura, salientou: "Nós plantamos esta semente, amanhã serão vocês a realizar essa história". O diretor do CCS, Fábio Antônio Martini, agradeceu a presença de todos no evento. Lembrando-se das atividades realizadas no CCS, valorizou os avanços e conquistas na pesquisa. "Nesta sexta-feira, apresentamos resultados da pesquisa que começa a acontecer dentro do CCS".

Na solenidade, estiveram também o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), Antônio Carlos de Souza; o coordenador do curso de Educação Física, Almir Ferreira; o vice-coordenador do curso de Fisioterapia, Fabrício José Jessi; a representante da 19ª Regional de Saúde, Mariana Helena de Sales; a representante da Caixa Econômica Federal, Norma de Fátima Saad.

Programação

Durante o Congresso de Educação Física, as palestras e minicursos ocorrerão no período noturno. Na noite de hoje (03/10) acontece a palestra "Paraolimpíadas Rio 2016: Evolução e Perspectivas do Goalball Brasileiro", que será ministrado pelo professor-mestre Artur de Carvalho. Na sexta-feira (04), acontecerão dois cursos no CCS e apresentação de temas livres e pôsteres pelos estudantes. Já no sábado, quatro cursos encerrarão as atividades do congresso. Um deles será ministrado pelos mestres Silvia Bandeira e Walcir Lima, que tratará sobre o tema "Tênis de Campos no Ambiente escolar e fora da escola".

O 11º Congresso de Educação Física é uma realização da UENP e conta com o apoio da Fundação Araucária e Governo do Paraná e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Última modificação: Quinta, 03 Outubro 2013 16:43

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.