Alunos e professores da UENP realizam viagem pela ‘história do Paraná’

Quinta, 24 Outubro 2013 14:03 por Assessoria de Comunicação Social
Grupo durante visita ao Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá, acompanhados do curador da sala didático-expositiva do MAE, Luiz Cezar Rodrigues (centro) Grupo durante visita ao Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá, acompanhados do curador da sala didático-expositiva do MAE, Luiz Cezar Rodrigues (centro)

Acadêmicos e professores dos cursos de História e Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho, realizaram, entre os dias 12 e 14 de outubro, uma viagem pela história do Paraná. O grupo de 42 pessoas visitou as cidades de Curitiba, Paranaguá, Morretes e Antonina. Além do lazer, a viagem possibilitou aos alunos conhecer a importância desses lugares no contexto histórico paranaense.

O objetivo da viagem foi articular os conteúdos teóricos das disciplinas de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de História e Geografia, do curso de Pedagogia, e História e Patrimônio, do curso de História, por meio da visita a cidades históricas paranaenses. "Todas essas cidades possuem monumentos, comidas e locais considerados patrimônios materiais ou imateriais de nossa cultura", acentua a coordenadora do projeto, professora Vanessa Campos Mariano, quem preparou o roteiro do passeio.

Na capital paranaense, o grupo visitou o Museu Oscar Niemeyer (MON), o Museu Ferroviário de Curitiba e o Jardim Botânico. Já no litoral, além do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde tiveram o acompanhamento do responsável pela sala didático-expositiva do MAE, Luiz Cezar Rodrigues, alunos e professores fizeram um passeio pelo centro histórico de Paranaguá, passando por igrejas tombadas como patrimônio histórico cultural junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O domingo (13/10) foi reservado para uma longa caminhada. Na Ilha do Mel, eles visitaram o Museu do Forte, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e Subseção Regional do IPHAN, o Farol das Conchas e puderam apreciar as belezas naturais do local, passando por trilhas e mirantes. Em Morretes, o grupo conheceu o centro histórico municipal, além de provar o barreado, prato típico da região criado há mais de 200 anos por caboclos do litoral paranaense. Em rápida passagem por Antonina, já no retorno a Jacarezinho, eles passaram pela igreja Nossa Senhora do Pilar e pelo centro histórico da cidade. A viagem foi organizada pelas professoras Vanessa Campos Mariano Ruckstadter e Janete Leiko Tanno.

Última modificação: Sexta, 25 Outubro 2013 10:50

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao.

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus de Jacarezinho, considerando a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO os procedimentos de abertura de inscrições para a indicação pelos pares de 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho Universitário e 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho de Centro.

• Súmula: Alteração no calendário para o primeiro semestre letivo de 2024, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.