CCHE/CJ realiza I Ciclo de palestras em História das religiões

Terça, 19 Novembro 2013 12:09 por Assessoria de Comunicação Social

O Núcleo de Pesquisa em História das Religiões (NPHR) do Centro de Ciências Humanas (CCHE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho, realizou, durante este ano, o I Ciclo de palestras em História das Religiões. A programação de 2013 terminou na última quarta-feira (13), com a palestra "Liberdade Religiosa, Direitos Civis e Cidadania no Brasil: apontamentos históricos", ministrada pelo professor-mestre Esdras Cordeiro Chavante.

O coordenador geral do Ciclo, professor-doutor Maurício de Aquino, explica que as seis palestras realizadas ao longo do ano tiveram o objetivo de difundir a importância desse tema para a sociedade. "Oferecemos palestras com temas vinculados a história das religiões, principalmente com ênfase no catolicismo, pentecostalismo e protestantismo". Participaram do Ciclo professores da Educação Básica, alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa de Jacarezinho, além dos estudantes de História, Filosofia e Pedagogia da UENP.

Para 2014, está previsto um programa semelhante. Diferente deste ano, haverá um rodízio dos locais das palestras. Um dos locais previstos para a realização do evento é o Museu Dom Ernesto de Paula e Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CEDHIS) da UENP.

Programação 2013

As palestras do Ciclo foram ministradas por três pesquisadores permanentes do grupo de Pesquisa em História das Religiões (os professores-doutores Maurício de Aquino, Luís de Castro e Alfredo Moreira Júnior) e por pesquisadores vinculados a outras instituições, mas que ainda integram o NPHR ( os professores-mestres André Pires, Carolina Almeida e Esdras Cordeiro).

"Três ex-alunos que se iniciaram na pesquisa acadêmica no nosso grupo de pesquisa, concluíram as dissertações na área de História das Religiões. Fizeram mestrado na linha de pesquisas de religiões na UNESP, de Assis, e hoje participam, ministrando palestra neste ciclo. São resultados muito claros da produção desse grupo de pesquisa", salienta Maurício.

O ciclo 2013 teve inicio em 14 de março, com uma palestra sobre "A Proclamação da República brasileira em documentos da nunciatura apostólica no Arquivo Secreto Vaticano". A segunda ocorreu em 16 de abril, com o tema "Neopentecostalismo nos anos 1980". A terceira, que aconteceu em 18 de junho, tratou do tema "História Regional, Local e Religião: Pesquisas, Métodos, Fontes e Desafios". A quarta palestra foi realizada em 19 de setembro, com o tema "O Concílio Vaticano II e a dinâmica da História". A penúltima palestra tratou do tema "Da Quanta Cura (1864) de Pio IX a Rerum Novarum (1891) de Leão XIII: relações entre permanências e adaptações".

Grupo de Pesquisa

O grupo de pesquisa em História das Religiões é liderado pelo professor-doutor Alfredo Moreira Júnior. Dentre as produções que partiram do contexto de discussão do grupo estão quatro dissertações de Mestrado e duas teses, além de vários livros publicados. Os membros do grupo, salienta Maurício, têm participado, nesses quase 10 anos de existência, ativamente, dos eventos nacionais, internacionais, congressos e simpósios nas áreas de história das religiões e ciências das religiões.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado

• O NTCC – Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho/UENP, por sua Coordenadora, Professora Doutora Carla Bertoncini e seu Coordenador Adjunto Professor Doutor Rogério Piccino Braga, no uso de suas atribuições, considerando a necessidade de regulamentar o TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO da Turma do atual 5º ano 2024 da Faculdade de Direito do CJ/CCSA/UENP-Jacarezinho, TORNA PÚBLICO: 1 - Calendário dos trabalhos; 2 - Regras do procedimento; 3 - Regras para elaboração do trabalho e depósito; 4 – Projeto de TCC; 5 – (ANEXO I) - Relação de professores(as) orientadores(as) e seus respectivos temas de pesquisa.

• Instrui sobre a indicação para representação discente na Congregação do Campus de Jacarezinho, para o mandato de 09 de maio de 2024 a 08 de maio de 2025.