UENP sedia 1º Simpósio NEDDIJ

Sexta, 21 Fevereiro 2014 14:42 por Assessoria de Comunicação Social
Secretário da SETI, João Carlos Gomes, enalteceu trabalho do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ) durante abertura do Simpósio Secretário da SETI, João Carlos Gomes, enalteceu trabalho do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ) durante abertura do Simpósio Fotos: Tiago Angelo

O I Simpósio NEDDIJ Direito da Criança: Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente no Paraná – Capacitação de Profissionais e Bolsistas, que já realizou duas etapas no ano passado, (em Londrina, na UEL, em outubro, e Unioeste/Foz) em novembro, retoma suas atividades na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI), João Carlos Gomes, esteve em Jacarezinho, na noite de ontem (20/02), para participar da abertura do 1º Simpósio NEDDIJ que está acontecendo no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UENP. Nesta sexta-feira (21), são realizadas palestras, mesas-redondas, exposição de painéis e banners científicos (resumos expandidos), além de apresentação cultural. O Simpósio é um projeto de extensão do Programa Universidade Sem Fronteiras, e reúne cerca de 350 participantes nesta edição.

O evento, que tem o objetivo de intensificar os debates acerca da violência e abusos cometidos contra a criança e o adolescente, coibindo a violência, nos aspectos jurídicos, psicológicos, sociais e pedagógicos, contou, na abertura dos trabalhos, com palestras do procurador do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, sobre o tema "O ECA e uma nova política aos direitos da infância e juventude", e do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Fernando Wolff Bodziak, sobre o "Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e Juventude". A mesa de trabalho da abertura foi presidida pelo diretor do CCSA/CJ, Allaymer Ronaldo Régis dos Bernardos Bonesso.

O secretário João Carlos Gomes ressaltou a importância da atuação do NEDDIJ no Paraná, assim como de todos os colaboradores do projeto, lembrando que o evento acontecerá em todo Estado. "Estaremos até o mês de junho em mais cinco localidades, realizando este Simpósio tão importante para todos nós, momento em que verificamos o envolvimento das nossas universidades, do poder público, do Ministério Público, do poder judiciário, das prefeituras, enfim, tantas entidades que têm a preocupação com a criança e com o adolescente".

A coordenadora geral do evento e do NEDDIJ da UEL, Claudete Carvalho Canezin, acentua a importância do Simpósio como possibilidade de capacitação aos participantes (profissionais e acadêmicos bolsistas dos NEDDIJ´s e servidores da rede pública estadual e municipal de ensino, como pedagogos, professores, inspetores de alunos, zeladores, merendeiros e porteiros de colégios e escolas). "É preciso debatermos, conversarmos, discutirmos sobre a violência, sobre o abuso sexual contra a criança, pois dessa forma estaremos coibindo crimes dessa natureza". Claudete Canezin ressalta ainda a necessidade de implementação de políticas públicas voltadas à infância e à juventude para que sejam reduzidos crimes contra menores. "Queremos também, com esse evento, sensibilizar as autoridades a uma nova postura diante dessa realidade", pontua.

Luiz Fernando Kazmierczak, coordenador do NEDDIJ/UENP, ressalta que o Simpósio ganha ainda mais importância a partir do momento em que tem a possibilidade de expor para a comunidade aquilo que se estuda, se faz e se analisa dentro do Núcleo. "A ideia do evento é justamente capacitar e expor a atuação do Núcleo para a comunidade em geral". Durante a abertura dos trabalhos, o professor falou sobre "A Implantação do NEDDIJ em Jacarezinho e sua importância ao Ministério Público".

O evento, realizado na UENP, é coordenado pelo NEDDIJ da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o apoio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), e co-promoção do NEDDIJ/UENP. O simpósio de capacitação acontecerá também nas Universidades Estaduais de Maringá, nos dias 13 e 14 de março; de Ponta Grossa, nos dias 27 e 28 de março; do Oeste do Paraná, em Francisco Beltrão, nos dias 10 e 11 de abril; do Centro Oeste, em Guarapuava, nos dias 24 e 25 de abril; e na UNIOESTE de Marechal Cândido Rondon, nos dias 15 e 16 de maio. O encerramento será no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em Curitiba, nos dias 4 e 5 de junho.

O reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, em compromisso anteriormente assumido em Brasília, foi representado na solenidade pelo diretor do Campus Jacarezinho da Universidade, Fábio Antonio Neia Martini.

A programação dos eventos nas cidades, inscrições e normas para apresentação de trabalhos científicos podem ser consultadas no endereço www.uel.br/eventos/simposioneddij

Última modificação: Sexta, 21 Fevereiro 2014 14:50

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Instrui sobre a indicação para representação discente na Congregação do Campus de Jacarezinho, para o mandato de 09 de maio de 2024 a 08 de maio de 2025.

• GABARITO OFICIAL - PROCESSO SELETIVO 2024

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.