Professor da UENP lança livros sobre a questão da formação de identidades

Terça, 10 Junho 2014 13:49 por Assessoria de Comunicação Social
Professor do colegiado de História, Jean Carlos Moreno (foto) é autor de diversos livros nas áreas didáticas, de formação de professor e história da escolarização Professor do colegiado de História, Jean Carlos Moreno (foto) é autor de diversos livros nas áreas didáticas, de formação de professor e história da escolarização

O professor-doutor Jean Carlos Moreno, do colegiado de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho, lançou os livros "Quem Somos Nós? Apropriações e Representações Sobre a(s) Identidade(s) Brasileira(s) em Livros Didáticos de História", pela Paco Editorial, e "Identidades Brasileiras", pelo selo "Cultura Acadêmica". As obras, publicadas no último mês, são frutos de pesquisa da tese de doutoramento do professor.

A questão sobre "Quem Somos Nós?", os brasileiros, não é nova, explica o professor Jean. Neste trabalho minucioso, o autor analisa 40 anos da produção didática de História, indicando que as representações elaboradas pelos livros didáticos estão inseridas em espaços de negociação que demonstram o campo de forças que se estabeleceu nos diversos momentos históricos analisados, ajudando a pensar os próprios interesses, aspirações, dilemas, medos e limites da sociedade brasileira contemporânea.

Jean lembra que os livros didáticos de História são objeto de grandes polêmicas que circulam na imprensa e, por isso, o trabalho realizado se propõe também a encarar estes debates. "A percepção do diálogo sincrônico e diacrônico entre os diversos manuais me permitiu acompanhar os processos de negociação, a conjunção de certos espaços discursivos e as representações que estes constroem da(s) identidade(s) brasileira(s) como produtos simbólicos em circulação e, assim, analisar as representações contidas nos livros didáticos de História como 'narrativas de brasilidade'".

O professor salienta que "O discurso presente nos livros didáticos de História também está imerso neste processo da busca constante de uma sociedade para conseguir se olhar no espelho e enxergar de frente os desafios que historicamente lhe constituem".

Concomitantemente, o autor lança a obra coletiva "Identidades Brasileiras". Nesta produção discutem-se temas como o conceito de identidade nacional, a questão racial brasileira, as relações com o corpo, o multilinguismo, a música popular, as identidades religiosas e as novas interpretações sobre o Brasil. A publicação mescla autores de renome e novos autores na pesquisa das Ciências Sociais e faz parte da Coleção Desafios Contemporâneos, que tem o propósito de alcançar um público mais amplo, mesclando erudição com uma linguagem acessível. O livro está disponível para download gratuito em português e inglês.

Formação

Jean Carlos Moreno é bacharel e licenciado em História, doutor em História (UNESP) e mestre em Educação (UFPR). Atua como professor de Didática da História na UENP. Coordena projetos referentes à formação de professores de História da Educação Básica. Publicou livros e artigos ligados à metodologia e à didática do Ensino de História e à construção de identidades no mundo contemporâneo.

Outros livros publicados

O professor já é autor de diversos volumes nas áreas didáticas, de formação de professor e história da escolarização, dentre eles: "Coleção Vitória Régia" (8 volumes) e "PCNs da teoria à prática", pela Editora Lago; "Conteúdo, Metodologia e Avaliação do Ensino de História" e "Intelectuais, Educação e Modernidade no Paraná", ambos pela editora da UFPR; "Avaliação em História nas Séries Iniciais", pelo Ministério da Educação; "Memória das Origens"; "Fundamentos da Modernidade" e "O Contemporâneo: o mundo das rupturas" (os três últimos pela editora Positivo).

Serviço:

Quem Somos Nós. Autor: Jean Carlos Moreno. Paco Editorial.

Identidades Brasileiras: Composições e Recomposições (organização Cristina Carneiro Rodrigues, Tania Regina de Luca, Valéria Guimarães). Cultura Acadêmica.

Última modificação: Quarta, 11 Junho 2014 10:40

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus de Jacarezinho, considerando a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO os procedimentos de abertura de inscrições para a indicação pelos pares de 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho Universitário e 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho de Centro.

• Súmula: Alteração no calendário para o primeiro semestre letivo de 2024, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo.