Mestrado em Educação realiza primeira qualificação

Quarta, 05 Agosto 2020 12:45 por Assessoria de Comunicação Social
A mestranda Meline Lopes durante apresentação da pesquisa para banca examinadora A mestranda Meline Lopes durante apresentação da pesquisa para banca examinadora

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na segunda-feira, 3, o primeiro exame de qualificação do Mestrado Profissional em Educação. Realizado de forma remota, o relatório de pesquisa da mestranda Meline Lopes Pinheiro, sob orientação da professora-doutora Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, foi apreciado pela banca composta pelos professores-doutores Luiz Antonio de Oliveira (PPEd/UENP) e Cézar de Alencar Arnaut de Toledo (do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá).

A pesquisa apresentada foi “Centro de Memória Virtual e Reconstrução Histórica da Implantação do 5º Grupo Escolar do Município de Jacarezinho- Paraná (1968-1971)”. Segundo a mestranda Meline Lopes, a pesquisa considera que investigar a criação do 5º grupo escolar no município de Jacarezinho é recuperar parte da história da cidade, em articulação com a história regional e nacional.

Para além de reconstrução histórica, o objetivo da investigação é também organizar um centro de memória virtual. “A construção do Centro de Memória objetiva preservar os documentos como patrimônio documental que interessa não apenas à escola, mas a toda comunidade”, explica Meline. A mestranda também ressaltou a importância da banca examinadora. “Enquanto pesquisadora e estudante de mestrado, a qualificação enriqueceu o olhar sobre o trabalho e amadureceu a minha atuação enquanto pesquisadora”, disse.

O professor-doutor Flávio Massami Martins Ruckstadter, coordenador do Programa de Pós-Graduação, destaca que o público-alvo do PPEd é constituído pelos professores da Educação Básica. “Esperamos que a consolidação do Programa, bem como as pesquisas desenvolvidas pelo PPEd através de seu corpo docente e discente, possa impactar positivamente para a melhoria da qualidade da educação básica na região de abrangência da UENP, além de contribuir coma verticalização da própria Instituição”, salienta Flávio.

Última modificação: Quarta, 05 Agosto 2020 13:01

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado

• O NTCC – Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho/UENP, por sua Coordenadora, Professora Doutora Carla Bertoncini e seu Coordenador Adjunto Professor Doutor Rogério Piccino Braga, no uso de suas atribuições, considerando a necessidade de regulamentar o TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO da Turma do atual 5º ano 2024 da Faculdade de Direito do CJ/CCSA/UENP-Jacarezinho, TORNA PÚBLICO: 1 - Calendário dos trabalhos; 2 - Regras do procedimento; 3 - Regras para elaboração do trabalho e depósito; 4 – Projeto de TCC; 5 – (ANEXO I) - Relação de professores(as) orientadores(as) e seus respectivos temas de pesquisa.

• Instrui sobre a indicação para representação discente na Congregação do Campus de Jacarezinho, para o mandato de 09 de maio de 2024 a 08 de maio de 2025.