UENP realiza treinamento de docentes para uso de Sistema Acadêmico

Segunda, 18 Fevereiro 2013 15:38 por Rogério Matsui Guenta

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), realizou treinamento de professores do campus Jacarezinho para uso do Sistema de Gestão do Ensino Superior (SIGES), módulo de controle Acadêmico. O software, disponibilizado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação (Celepar), é um sistema que possibilita ao professor realizar todo o controle acadêmico de seus alunos. O banco de dados gerado a partir do sistema visa o gerenciamento da situação acadêmica no Estado do Paraná. O treinamento, que aconteceu na terça-feira (05/02) e na quinta-feira (07/02), com grupos distintos, foi realizado com professores dos Centros de Ciências da Saúde (CCS), de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) e de Letras, Comunicação e Artes (CLCA).

Durante o evento, conduzido pelo chefe da Divisão de Documentação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Luiz Fernando de Farias, e pelo coordenador do NTI, Wellington Della Mura, foram apresentadas aos docentes as funcionalidades do Sistema que permitirá realizar, dentre outras tarefas, o registro de classe e de avaliação do estudante. "Esse processo gerará, automaticamente, no final de cada ano letivo, a situação acadêmica de todos os alunos", diz Luiz Fernando. O treinamento foi dividido em quatro partes para facilitar os trabalhos com os docentes: login no sistema Siges; funcionalidades de consulta, de entrada de dados e de relatórios.

Desenvolvido pelo Celepar em 2009 em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Siges é um software totalmente web, isto é, para acessá-lo, bastará, simplesmente, ao professor abrir um navegador e entrar no endereço http://academico.uenp.edu.br . Wellington salientou, durante a fala, que o sistema poderá ser acessado de qualquer localidade que tenha internet e que o uso dos serviços do Celepar garantem maior segurança no processo. "Será utilizada a estrutura de um dos maiores data centers do Paraná. Estará disponível independente do dia e horário. Caso o professor tenha algum problema, poderá entrar em contato com a Celepar, que será atendido", garante o coordenador do NTI.

Luiz Fernando ressalta que "O treinamento com os professores foi muito positivo. Tem-se, por alguns professores, um certo receio com o que foi apresentado, mas o sistema vem para melhorar e muito a qualidade do trabalho dos docentes". Ele comenta que antes desse software todo trabalho do professor era feito à mão e que isso tornava mais difícil a constituição de um banco de dados acessível ao Governo do Estado. "Com a integração de todas as IES nesse sistema, a SETI terá maior controle sobre a realidade das universidades paranaenses".

A pró-reitora de Graduação da UENP, professora Ana Rita Levandovski, realizou a abertura do treinamento e manifestou total apoio aos professores na implantação e no uso do sistema oferecido, primeiramente, ao campus Jacarezinho. "É uma de nossas metas desde que assumimos a Pró-Reitoria: disponibilizar um sistema acadêmico para os docentes deste Campus e, após, levar para os outros dois campi da Universidade". Ana Rita estava acompanhada da diretora de Administração de Ensino da Universidade, professora Luci Monçato. Futuramente, o sistema, que a partir do próximo dia 18 estará disponível aos professores, será apresentado e disponibilizado também aos alunos da UENP.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado

• O NTCC – Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho/UENP, por sua Coordenadora, Professora Doutora Carla Bertoncini e seu Coordenador Adjunto Professor Doutor Rogério Piccino Braga, no uso de suas atribuições, considerando a necessidade de regulamentar o TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO da Turma do atual 5º ano 2024 da Faculdade de Direito do CJ/CCSA/UENP-Jacarezinho, TORNA PÚBLICO: 1 - Calendário dos trabalhos; 2 - Regras do procedimento; 3 - Regras para elaboração do trabalho e depósito; 4 – Projeto de TCC; 5 – (ANEXO I) - Relação de professores(as) orientadores(as) e seus respectivos temas de pesquisa.

• Instrui sobre a indicação para representação discente na Congregação do Campus de Jacarezinho, para o mandato de 09 de maio de 2024 a 08 de maio de 2025.