UENP realiza 13º Congresso de Educação do Norte Pioneiro

Quinta, 09 Mai 2013 12:03 por Assessoria de Comunicação Social
Cerca de 800 alunos da UENP acompanharam a conferência de abertura realizada pela professora da UEM, Eliane Maio Cerca de 800 alunos da UENP acompanharam a conferência de abertura realizada pela professora da UEM, Eliane Maio

Com o tema "Educação em perspectiva: Caminhos para a transformação dos paradigmas educacionais" a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realiza o 13º Congresso de Educação do Norte Pioneiro. O evento, que teve início na noite de terça-feira (07/05), no Cine Teatro Iguaçu, com a conferência da professora-doutora Eliane Maio da Universidade Estadual de Maringá (UEM), acontece até o próximo sábado (11/05). A programação do Congresso conta com minicursos, oficinas, lançamento de livros e apresentações de comunicações e pôsteres. O Congresso, que reúne cerca de 900 inscritos, é organizado pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação e pelo Letras, Comunicação e Artes (CCHE / CLCA), do Campus Jacarezinho.

A professora Eliane Maio, entrevistada recentemente sobre suas pesquisas no programa do Jô Soares da rede Globo, proferiu a conferência intitulada "Educação: processo emancipatório em construção". A fala da docente, com pós-doutorado em Educação Escolar, constituiu-se, de maneira geral, a uma orientação e provocação aos participantes do evento, sobre a necessidade de se pensar a educação como um caminho de emancipação e de transformação social. Ela ressaltou que um dos principais objetivos da escola é levar o aluno à criticidade: "Ser critico é julgar um fato, pelo menos tendo duas realidades. A função da escola é fazer o aluno desaprender, para dar-lhe outro olhar, com conceito mais elaborado", frisou a professora.

Eliane salientou ainda que a escola é um lugar que oportuniza às pessoas a convivência com seus semelhantes (socialização) e que a educação escolar não pode resolver todos os problemas da sociedade. "Ela é apenas uma instituição dentre tantas", adverte. A professora pontua que "O que nos torna sociais é a nossa cultura. Assim, não podemos destruir a cultura dos alunos, porém mostrar a cultura erudita", explica.

A solenidade de abertura do Congresso foi realizada pela diretora do Campus Jacarezinho e coordenadora geral do evento, professora Ilca Maria Setti. Homenageada pelos trabalhos realizados nesses 13 anos de Congresso, a professora fez a abertura geral do evento com palavras de agradecimento pela participação de todos, lembrando ainda o empenho daqueles que trabalham para que o Congresso aconteça. A professora salienta que, nesta 13ª edição, os participantes são convidados a pensar a temática geral e refletir sobre a meta de desenvolver uma educação emancipada, vinculada a uma aprendizagem transformadora, mas que para isso é necessário pensar em novos paradigmas educacionais.

O evento de abertura foi marcado também pela apresentação cultural de Eduardo Lopes Touché que apresentou um trecho do espetáculo musical "Uns brasileiros". A organização do evento salienta que o Congresso de Educação do Norte Pioneiro constitui um evento marcante, não apenas pela sua tradição consolidada, como também pela oportunidade de integração que promove entre profissionais da educação, acadêmicos, pesquisadores e a comunidade em geral. A comissão organizadora é formada pelos professores Cristina Moreira Pisicchio, Fabio Antonio Gabriel, Luiz Antonio Xavier Dias, Mateus Luiz Biacon, Mônica de Aguiar Moreira Garbelini, Thiago Leonardo Ribeiro e Vera Maria Ramos Pinto.

Mais informações: http://cj.uenp.edu.br/congressodeeducacao2013/

Última modificação: Quinta, 09 Mai 2013 12:19

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.