UENP realiza 22º Semana da Educacional

Quarta, 21 Agosto 2013 11:55 por Assessoria de Comunicação Social
Evento busca promover a reflexão e o debate em torno dos desafios da formação docente na sociedade contemporânea Evento busca promover a reflexão e o debate em torno dos desafios da formação docente na sociedade contemporânea Fotos: Tiago Angelo

O colegiado de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) promove a 22º Semana da Educacional de 19 a 23 de agosto. Nesse período também acontece, simultaneamente, o I Seminário de Pesquisa em Educação. O evento teve início com a palestra "Quem educa o educador: a formação docente da contemporaneidade", ministrada pela professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Vanessa Bertolleti.

Durante a solenidade de abertura, que aconteceu no anfiteatro do PDE, os participantes acompanharam também a apresentação cultural realizada pela violinista Nathália de Oliveira, ex-aluna do curso de Pedagogia da UENP. O evento teve a presença do diretor do CCHE, Antônio Carlos de Souza; da diretora do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), Luciana Brito; da coordenadora do Curso de Pedagogia, Marivete Basseto de Quadros; e da coordenadora do evento, professora Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, além de estudantes e professores da Instituição.

O objetivo do evento é promover a reflexão e o debate em torno dos desafios da formação docente na sociedade contemporânea. Mais especificamente, visa a fomentar espaços de apresentação de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação; refletir sobre a função social dos cursos de licenciaturas; debater a formação docente inicial e continuada e discutir o compromisso ético e social do educador na sociedade atual.

A Semana Educacional é também um espaço para apresentação das pesquisas realizadas na instituição e na comunidade em geral, salienta Vanessa Campos. Nesta quarta-feira (21), a professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Diene Eire de Mello, ministrará conferência com o tema "Tecnologias Digitais: desafios ao trabalho docente", a partir das 19h40. A coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Marivete Basseto de Quadros, mediará uma mesa-redonda com o tema "O papel social da Universidade: contribuições educacionais das licenciaturas", às 14h. A quinta-feira (22), será reservada para as comunicações orais, que se iniciam às 14h nas salas 06 a 09, no bloco 1.

O evento, que conta ainda com uma exposição organizada pelos acadêmicos do 4º ano de Pedagogia, com o tema "História Vivida - História Ensinada: o uso de fontes como possibilidade pedagógica na construção da noção de tempo nas séries iniciais", será encerrado com a palestra "A formação do educador e o ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental: perspectivas de formação e práticas pedagógicas", ministrada pela professora Maria Terezinha Bellanda Galuch, a partir das 19h40, no salão nobre do CCHE.

William Bilches

Última modificação: Quarta, 21 Agosto 2013 12:06

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Instrui sobre a indicação para representação discente na Congregação do Campus de Jacarezinho, para o mandato de 09 de maio de 2024 a 08 de maio de 2025.

• GABARITO OFICIAL - PROCESSO SELETIVO 2024

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.