Governo Federal aprova Núcleo de Tecnologia Assistiva para UENP

Quarta, 18 Dezembro 2013 15:55 por Assessoria de Comunicação Social

A professora-doutora Sônia Maria Dechandt Brochado, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Digital (NAD), do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho, reuniu-se, na manhã de terça-feira, 17, com o reitor em exercício Rinaldo Bernardelli Junior. Durante a visita, a professora informou a aprovação do Núcleo Inicial de Tecnologia Assistiva da UENP.

O projeto aprovado foi proposto na chamada MCTI - SECIS 084/2013, após análise pelo Comitê do CNPQ. O Núcleo contempla o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite – e passa a contar com uma Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva, entre as universidades federais e estaduais do país. Na UENP, o Núcleo será desenvolvido em parceria com a UTFPR, campus Cornélio Procópio.

"É um avanço para a UENP poder fazer parte de um sistema composto por 90 núcleos de pesquisa brasileiros ligados a 54 instituições, dentre elas, universidades federais, estaduais e institutos de ciência, tecnologia e educação, conforme prevê a portaria, assinada pelo ministro Marco Antonio Raupp, na terça-feira (3/12), no Palácio do Planalto", ressalta a professora Sônia.

O reitor agradeceu a visita da professora Sônia e destacou o comprometimento dela frente aos trabalhos realizados na Universidade. Rinaldo parabenizou ainda a conquista do Núcleo de Acessibilidade Digital da UENP, salientando o avanço que representa para a Universidade a integração a um projeto como esse.

Tecnologia Assistiva

São consideradas tecnologias assistivas as ferramentas ou recursos utilizados com a finalidade de proporcionar mais autonomia às pessoas com deficiência. As unidades aprovadas pelo Governo serão responsáveis pela elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação voltados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os núcleos integram a estratégia adotada pelo ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a promoção de pesquisa, desenvolvimento e inovação e terão sua estrutura ligada diretamente às instituições de ensino e centros de pesquisa. Os trabalhos desenvolvidos pelas unidades serão articulados com o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA).

Última modificação: Quarta, 18 Dezembro 2013 16:00

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao.

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus de Jacarezinho, considerando a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO os procedimentos de abertura de inscrições para a indicação pelos pares de 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho Universitário e 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho de Centro.

• Súmula: Alteração no calendário para o primeiro semestre letivo de 2024, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.