Recorde de espetáculos na 9ª Mostra de Teatro de Jacarezinho EnCena

Sábado, 27 Julho 2013 09:24 por Rogério Matsui Guenta

Acontece de 16 a 23 de agosto a IX Mostra de Teatro de Jacarezinho, o EnCena, a maior edição já realizada do evento. Com recorde de espetáculos e ingressos a R$ 6,00 o público jacarezinhense e de todo o Norte do Paraná, pode esperar surpresas e apresentações de alto nível durante a realização da mostra. A programação foi divulgada pela organização na tarde desta quinta-feira, 25, na Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Reunido com os parceiros da mostra que é realizada pela prefeitura de Jacarezinho, UENP e SESC o reitor da UENP, professor-doutor Eduardo Meneghel Rando, junto com a curadoria do evento, representada por Danilo Oliveira, fizeram o anúncio dos 15 espetáculos teatrais que congregam grandes companhias de teatro e atores de renome, como a atriz Renata Sorrah, que integra a Companhia Brasileira de Teatro e participará da peça 'Esta Criança', com direção de Marcio Abreu. O espetáculo abrirá oficialmente a programação que terá oito dias de duração, na sexta-feira, 16 de agosto, a partir das 20h30, no CAT.

Além desta peça, uma série de atividades marcará o primeiro dia do EnCena, como uma exposição de máscaras teatrais do italiano Roberto Innocente e uma oficina de teatro do mesmo autor, que serão realizados no prédio do PDE e Pró Reitoria de Extensão e Cultura no Centro de Letras, Comunicação e Arte (CLCA), antiga Fafija, de 16 a 20 de agosto. Em paralelo, a praça Rui Barbosa será palco do espetáculo de rua, 'Hoje tem espetáculo', uma promoção do SESC, e o grupo Troupe Volare, fará a partir das 09h um cortejo circense na Rua Paraná, que será o convite à população comparecer nos espetáculos posteriores.

Para o reitor Eduardo Rando Meneghel, o estímulo à cultura é fundamental para o desenvolvimento social. "O EnCena é uma oportunidade da universidade se envolver com a comunidade de forma mais proativa, já é consagrado em toda região e contribui com o fomento da cultura. Agradeço a parceria da prefeitura e SESC", disse Meneghel.

Os convites serão destinados a preço popular, apenas R$ 6 serão cobrados somente para as peças realizadas no Cat, os espetáculos de rua são livres. Os ingressos começarão a ser vendidos às 10 horas no Conjunto Amador de Teatro e às 19h30 na secretaria da antiga FAFIJA, no dia 7 de agosto.

Segundo Danilo Oliveira, o investimento aumentou, sobretudo em virtude do trabalho desenvolvido pela UENP na elaboração do projeto para o Ministério da Cultura e da captação de recursos via Conta Cultura. "Através da Lei Rouanet serão liberados R$ 90 mil que será fundamental para o incremento da mostra de teatro", afirma. O patrocínio é da SANEPAR, via Lei Rouanet do Governo Federal e Programa Conta Cultura do Governo Estadual. No total, os realizadores do evento investirão aproximadamente R$ 220 mil, advindos do patrocínio da Sanepar, Prefeitura de Jacarezinho, UENP e SESC.

Oliveira também destaca que outra novidade para esta edição é a revitalização da parceria com o Festival Internacional de Londrina (FILO), acordo possível mediante a participação da Caixa Econômica Federal. A curadoria do EnCena 2013 é composta por Danilo Oliveira, Elaine Stramare, Jucelino Biagini e Marcio Carreri, que trabalharam para definir as companhias teatrais que irão se apresentar no evento.

Confira a PROGRAMAÇÃO DO IX ENCENA

Última modificação: Segunda, 29 Julho 2013 14:22

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

•  Nomeia a composição discente nas Comissões Executivas dos Colegiados dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO da taxa de inscrição no Curso de Pós-Graduação – Residência em Reabilitação Física – Vagas Remanescentes.

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para participação no Evento de Extensão I SEMINÁRIO DE DIREITO ELEITORAL - aula inaugural do CURSO DE EXTENSÃO/ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL. O Seminário terá como tema “DIREITO ELEITORAL NA ERA DA DESINFORMAÇÃO E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”, será de modalidade presencial, realizado pelo Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral e reger-se-á conforme as normas constantes neste edital.

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para ingresso de alunos junto ao CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL, de modalidade semipresencial, realizado pelo Colegiado do Curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP e que reger-se-á conforme as normas constantes neste edital.