Recorde de espetáculos na 9ª Mostra de Teatro de Jacarezinho EnCena

Sábado, 27 Julho 2013 09:24 por Rogério Matsui Guenta

Acontece de 16 a 23 de agosto a IX Mostra de Teatro de Jacarezinho, o EnCena, a maior edição já realizada do evento. Com recorde de espetáculos e ingressos a R$ 6,00 o público jacarezinhense e de todo o Norte do Paraná, pode esperar surpresas e apresentações de alto nível durante a realização da mostra. A programação foi divulgada pela organização na tarde desta quinta-feira, 25, na Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Reunido com os parceiros da mostra que é realizada pela prefeitura de Jacarezinho, UENP e SESC o reitor da UENP, professor-doutor Eduardo Meneghel Rando, junto com a curadoria do evento, representada por Danilo Oliveira, fizeram o anúncio dos 15 espetáculos teatrais que congregam grandes companhias de teatro e atores de renome, como a atriz Renata Sorrah, que integra a Companhia Brasileira de Teatro e participará da peça 'Esta Criança', com direção de Marcio Abreu. O espetáculo abrirá oficialmente a programação que terá oito dias de duração, na sexta-feira, 16 de agosto, a partir das 20h30, no CAT.

Além desta peça, uma série de atividades marcará o primeiro dia do EnCena, como uma exposição de máscaras teatrais do italiano Roberto Innocente e uma oficina de teatro do mesmo autor, que serão realizados no prédio do PDE e Pró Reitoria de Extensão e Cultura no Centro de Letras, Comunicação e Arte (CLCA), antiga Fafija, de 16 a 20 de agosto. Em paralelo, a praça Rui Barbosa será palco do espetáculo de rua, 'Hoje tem espetáculo', uma promoção do SESC, e o grupo Troupe Volare, fará a partir das 09h um cortejo circense na Rua Paraná, que será o convite à população comparecer nos espetáculos posteriores.

Para o reitor Eduardo Rando Meneghel, o estímulo à cultura é fundamental para o desenvolvimento social. "O EnCena é uma oportunidade da universidade se envolver com a comunidade de forma mais proativa, já é consagrado em toda região e contribui com o fomento da cultura. Agradeço a parceria da prefeitura e SESC", disse Meneghel.

Os convites serão destinados a preço popular, apenas R$ 6 serão cobrados somente para as peças realizadas no Cat, os espetáculos de rua são livres. Os ingressos começarão a ser vendidos às 10 horas no Conjunto Amador de Teatro e às 19h30 na secretaria da antiga FAFIJA, no dia 7 de agosto.

Segundo Danilo Oliveira, o investimento aumentou, sobretudo em virtude do trabalho desenvolvido pela UENP na elaboração do projeto para o Ministério da Cultura e da captação de recursos via Conta Cultura. "Através da Lei Rouanet serão liberados R$ 90 mil que será fundamental para o incremento da mostra de teatro", afirma. O patrocínio é da SANEPAR, via Lei Rouanet do Governo Federal e Programa Conta Cultura do Governo Estadual. No total, os realizadores do evento investirão aproximadamente R$ 220 mil, advindos do patrocínio da Sanepar, Prefeitura de Jacarezinho, UENP e SESC.

Oliveira também destaca que outra novidade para esta edição é a revitalização da parceria com o Festival Internacional de Londrina (FILO), acordo possível mediante a participação da Caixa Econômica Federal. A curadoria do EnCena 2013 é composta por Danilo Oliveira, Elaine Stramare, Jucelino Biagini e Marcio Carreri, que trabalharam para definir as companhias teatrais que irão se apresentar no evento.

Confira a PROGRAMAÇÃO DO IX ENCENA

Última modificação: Segunda, 29 Julho 2013 14:22

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao.

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus de Jacarezinho, considerando a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO os procedimentos de abertura de inscrições para a indicação pelos pares de 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho Universitário e 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho de Centro.

• Súmula: Alteração no calendário para o primeiro semestre letivo de 2024, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.